Existe Crítica Construtiva?

Posted 6 meses in Estilo de Vida.

Como você se sente quando alguém vem até você e diz: “Vou fazer uma crítica construtiva, não me leve a mal, mas é para o seu bem!”

Existe Crítica Construtiva?

Criticar significa: examinar criteriosamente, notando pontos de qualidades ou de defeitos. Mas, popularmente quer disser, simplesmente: apontar defeitos; falar mal de alguém ou de algum costume; depreciar; censurar; etc.

Aí, sempre tem aquela pessoa que vem te dizer que fará uma crítica construtiva e que tem, com isso, tão somente como real objetivo lhe ajudar em determinada questão. Nunca vi alguém criticando outro pensando unicamente em ajudar. Sempre existe um pouco de vontade própria, de ego envolvendo a questão.

Como você se sente quando alguém vem até você e diz: “Vou fazer uma crítica construtiva, não me leve a mal, mas é para o seu bem!” Essas duas palavras -“crítica construtiva”- pronunciadas juntas já nos deixam de sobre aviso: “Lá vem pancada”…

Se a intenção realmente fosse positiva, a pessoa não faria uma crítica. Ela se calaria ou daria uma ideia, diria algo cujo o foco fosse realmente o acerto da questão, oque os levaria a um debate e não à condenação pelo erro.

Se você é daquelas pessoas que adora criticar e analisar tudo ao seu modo, não aceitando nada que seja feito ou dito de outra forma, e continua achando a crítica um mal necessário, experimente, em vez de fazer a crítica, dar uma sugestão ou ideia através de um diálogo educado e coerente. Você verá que os resultados positivos obtidos para todos serão muito maiores, e a pessoa envolvida nessa “crítica” fará questão da sua opinião e companhia em uma próxima questão, algo que nunca acontece com críticos mesquinho e, não raro, ignorantes na questão.

Lembre-se: é muito fácil e cômodo criticar. Enganosamente isso parece fazer bem ao ego de superioridade aparente, porém, isso apenas demostra certa incapacidade de entender o outro no que ele faz e é. Quando paramos de criticar e os concentramos em novas possibilidades, em novas soluções nosso inconsciente automaticamente nos mostra atitudes mais acertadas, coerentes, maduras e produtivas, melhorando, dessa forma, nossas relações sociais em qualquer nível. 

 

Mauro Mestre

Morando em Brazil