Susto: surfistas salvam Banhistas de afogamento na Praia Brava em Itajaí

Aconteceu na tarde deste domingo

 

Os surfistas José Alberto Luz, o Beto Mão na Borda, e Alexandre Monteiro salvaram dois adolescentes que se afogavam na praia da Solidão, em Itajaí, neste sábado. Os jovens foram resgatados com alguns ferimentos e muito assustados. Eles foram encaminhados ao posto de guarda-vidas do Canto Morcego.

Beto e Alexandre estavam surfando no canto esquerdo da praia da Solidão quando reparam nos adolescentes no outro lado da praia. Beto percebeu que algo estava errado com os dois meninos que se afastavam do grupo de amigos. Eles estavam com dificuldades para voltar para faixa de areia. “Quando percebi a situação chamei o Alexandre para me ajudar a salvar os garotos”, contou.

Quando chegou perto, a dupla de surfistas percebeu que a situação estava complicada. “Eu vi uma cena muito feia. Um dos meninos estava quase se afogando quando veio uma onda e o jogou pra cima das pedras. Por sorte ele conseguiu se segurar,” narrou Alexandre. Beto foi até as pedras e resgatou o adolescente.

 

Para retirar o segundo menino da água, Alexandre usou a prancha para o jovem se apoiar. Na sequência, eles remaram a favor da correnteza e saíram pelo meio da praia. “Os adolescentes fizeram o que não se faz quando se cai em uma corrente de retorno. Estavam nadando contra a corrente e isto os deixou cansados e sem forças”, explicou Alexandre.

 

 

Projeto Surf Salva

 

 

Beto é presidente da associação de Surfe de Itajaí (ASPMI) e Alexandre o diretor de marketing. Os dois reforçaram a importância dos surfistas estarem sempre preparados para esse tipo de salvamento de emergência.

 

Beto conta que a ASPI vai lançar mais uma edição do Surf Salva, projeto que tem o objetivo de dar aos surfistas as bases de instrução para salvamento e primeiros socorros.

 

“Vamos fazer mais uma edição deste projeto em junho e nossa intenção é manter as praias com surfistas que serão guarda-vidas o ano inteiro, através do Surf Salva”, adiantou Beto. A data do curso ainda será divulgada e o treinamento será dado do corpo de Bombeiros e da associação Brasileira de Salvamento Aquático.

O Surf Salva visa estimular adolescentes e adultos a manterem o espírito e o treinamento de salvamento aquático com pranchas de surfe. Na Austrália, Estados Unidos, e em alguns países da Europa estes eventos são realizados várias vezes ao ano entre os clubes de salvamento e países filiados a “International Life Saving Federation,” conta Beto.


igorsil3030

173 Blog Posts

Comentários